segunda-feira, 21 de julho de 2014

Marketing em Odontologia I - 4 Ps

 
     Quando procuramos esse assunto na literatura é porque nos deparamos com um problema em nosso consultório odontológico.
     Diminuição dos clientes devido ao aumento da concorrência.
     Devemos tirar da mente que Marketing é Propaganda, considero que mantemos isso na cabeça pela existência do Curso de Propaganda e Marketing. A Propaganda é um dos recursos do Marketing.
     Marketing seria um estudo de como podemos oferecer ao nosso cliente o que ele deseja.
     Marketing é baseado nos 4P´s - Produto, Praça, Preço e Promoção.
     Logicamente como Dentista você já deve estar pensando:
     Produto já tenho - faço tratamentos odontológicos e sou especialista em uma determinada área.
     Praça ou localização também já tenho - meu consultório já está montado e funcionando.
     Preço também já tenho a minha tabela de preços.
     Promoção, hummm é isso que está faltando. Então preciso fazer propaganda em algum jornal ou revista. Provavelmente você já realizou algum tipo de propaganda como essa e o nível de retorno foi muito baixo.
     Entenda o que o seu cliente deseja, já perguntou para eles.
     Realize um trabalho com os seus Clientes internos, ou seja, os seus próprios clientes. Eles estão satisfeitos com o seu consultório, com o seu atendimento.
     Olhe para a sua Clínica ou consultório individual e verifique:
  1. Iluminação: é agradável, clara, as lâmpadas não estão queimadas ou piscando.
  2. Paredes: apresentam rachaduras, teias de aranha, pintura descascando, sujas.
  3. Uniformes: Aventais e roupas brancas estão limpos e brancos sem manchas.
  4. Recepção: sua recepcionista é agradável com os clientes, faz lanches no local de atendimento, atende o celular de uso pessoal ou tecla nas redes sociais o dia todo, fala gírias e outros...
  5. Móveis da recepção: todos os móveis são aproveitados quando resolve trocar a decoração da sua casa ou apartamento, tv de tubo e videocassete.
  6. Decoração: quadros velhos e desbotados e você gosta de estilo colonial.
  7. Informatização: Utiliza um computador 246, 346 ou um Pentium.
  8. Cheiro: existe o cheiro de limpeza e outros agradáveis.
  9. Plantas: suas plantinhas são bem cuidadas e vistosas.
  10. Organização: papéis estão espalhados ou sempre encontra o que procura rapidamente.
     Esses são alguns tópicos que com certeza os seus Clientes visualizam quando entram em seu estabelecimento comercial e observam desde o início.
     A Primeira Impressão é a que fica e valoriza o seu atendimento posterior.

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